Search

Content

PENTAX SPOTMATIC SP II - SUPER TAKUMAR 1:1.8 55mm









PENTAX SPOTMATIC - SUPER TAKUMAR 1:1.8 55mm 

Mais uma Pentax Spotmatic no Fotografe, e não é a toa. Além de minha favorita, a Pentax é perfeita pra quem quer começar a fotografar com analógica e não abre mão de ser clássico. Segue review da Pentax feito para uma SP, em outra ocasião.

Tenho uma queda por Pentax. Ela foi a primeira SLR japonesa e ela é tão perfeita que seu design foi amplamente utilizado por todas as marcas até os anos 90. A Nikon lançou o primeiro sistema SLR em 1959, mas isso foi 2 anos depois do lançamento da Pentax.
Lançada no Japão em 1957 a Pentax foi tão bem recebida que fez com que a Asahi Optics mudasse seu nome para Pentax. Depois dos modelos Asahiflex, SLR´s equipadas com "waist level finder" e objetivas no pouco comum M37, a Asahi remodela o mercado fotográfico lançando uma câmera de prisma fixo, equipada com retorno instantâneo do espelho, alavanca de avanço rápido de filme, seletor de velocidades no tampo superior e alavanca para rebobinar o filme, tampa traseira presa ao corpo, rápido carregamento de filmes, tornando clássicos seu design e funcionalidade.
A Pentax Spotmatic foi lançada em 1964 e acrescenta medição de incidência de luz através da objetiva (TLL metering) e arrebata o mercado amador, sendo a primeira SLR comercial realmente confiável a apresentar tal equipamento. Equipada com "shutter" em tecido de curso horizontal, com velocidades de 1s a 1000s além do B, a Spotmatic é uma câmera estável, construída com padrão de qualidade oriental e capaz de fotografar com muitas objetivas M42 européias e japonesas. O chassi da Spotmatic foi usado como base para toda a linha K (KX,K1000,K2), que foi produzida até 1997.
A ótica Asahi Super Takumar é famosa pelo seu sistema anti-reflexo e extrema qualidade na composição do vidro e a versão 1:1.8 55mm, a lendária Atomic Lens é um dos exemplares mais clássicos de toda a linha. Seu "coating" é otimizado para uso com filmes P&B, gerando imagens muito focadas e extremamente detalhadas. 

Para saber mais sobre a Spotmatic acesse:

http://collectiblend.com/Cameras/Asahi/

http://collectiblend.com/Cameras/Asahi/

http://en.wikipedia.org/wiki/History_of_the_single-lens_reflex_camera

http://en.wikipedia.org/wiki/Takumar

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Fala Mateus, essa pentax ainda está a venda! Entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com e a gente ve como fazer

      abração

      Pedro

      Excluir
  2. Já venderam? Acabei de mandar um email pedindo uma câmera! Acho que é essa que eu quero! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tainá! essa já foi mas temos mais coisa, entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com e a gente ve como fazer!

      abração

      Pedro

      Excluir
  3. oie!
    uma dúvida, vc especialista nas pentaxxxx, hehehe.
    é normal ao selecionar 0.45m, eu enxergar o objeto na lente turvo? ou é sujeira?
    até fiz um comparativo nadavê com a trip, que se aproximada muito perto do foco, deixa a fto embaçada...
    estou me acostumando com a câmera, fiz fotos há pouco. até perdi umas, num entendi nada, enfim. a gente acha que tá fazendo tudo certo, e olha as surpresas, rs.
    abração

    ResponderExcluir
  4. uma dúvida q surgiu eu lendo um comentário aqui. qual a diferença dessa pentax SP II pra essa PENTAX/HONEYWELL SPOTMATIC 1:1.8 55mm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hotshoe e pequenos ajustes no fotometro/prisma.

      Excluir
    2. http://www.queimandofilme.com/2013/09/25/asahi-pentax-classica/

      Excluir
  5. Já fotografo com digital há um certo tempo e sempre tive interesse por fotografia analógica, estou decidido a começar. Gostaria de saber qual câmera vocês recomendam para ser a primeira analógica de um fotógrafo. De preferência queria uma totalmente manual que não dependesse de baterias para nada, ou exceto para fotômetro. Desde já agradeço, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Existem muitas variáveis pra se considerar ao escolher a camera ideal pra começar. a grosso modo todas as cameras da linha pentax spotmatic e baioneta K são excelentes e completamente manuais. Com um pouco mais de dinheiro voce acessa alguma coisa de nikon, tipo nikkormat, fm e fm2. Existe a canon FTb, mas entre ela e a AE1 prefiro a AE1 mesmo sendo completamente eletronica.

      se tiver mais duvida entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com

      abração

      Pedro

      Excluir
  6. Olá, esse blog ainda funciona? Ainda tem cameras a venda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manuela, o blog esta bem devagar mas temos alguma coisa em estoque, entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com.br e a gente ve como continuar!!!

      abs

      Pedro

      Excluir