Search

Content

YASHICA ELECTRO GTN - YASHINON DX 1:1.7 45mm









YASHICA ELECTRO GTN - YASHINON DX 1:1.7 45mm

Yashica Electro GTN 

Entre máquinas vendidas à amigos, entregues em estações de metro e botecos pela cidade, esta é a nona Yashica Electro no fotografe, a quinta dos modelos Full size, a quarta preta. É bastante Yashica electro e isso é claro: -A electro é automática, funciona em prioridade a abertura, sua objetiva é bastante clara e bem característica 1:1.7. Seu rangefinder é claro e simples de usar, ela é simples de usar. Basta escolher uma abertura, enquadrar e focar, a electro faz o resto.
A Yashica electro GTN é a ultima rangefinder Full size da marca e se diferencia das GT pela presença de "hot shoe" no modelo mais novo. Este modelo passou por revisão recente, vai com vedações novas e pilhas instaladas.

A seguir o review feito para a yashica electro GT


Lançada no Japão no ano de 1966, a Electro 35 marca a entrada da Yashica no segmento das rangefinders profissionais. Após o sucesso da Canonet, em 1961, muitos fotojornalistas e fotógrafos de rua elegeram a canonet seu modelo de back up e a Yashica Electro 35 aparece como uma rival a altura. É uma rangefinder robusta, construída em metal com um ótimo acabamento e conta com a excelente ótica Yashica em sua  objetiva Yashinon DX, fixa de f=45mm e abertura máxima de 1:1.7, seu "shutter" é em formato de folhas, sincroniza com o flash em todas as velocidades e é eletrônico, novidade na época.

Em seus primeiros modelos ostentava a gravação "PROFESSIONAL" em seu tampo frontal, inscrição retirada na segunda edição do modelo. Este é a versão GT, sendo o G a inicial de graded (melhorado) e T a indicação de que trata-se da pintura negra. O subtitulo desde modelo é "GOLD MECHANICA", por ter soldas e terminações elétricas feitas em ouro, melhor condutor elétrico.

A câmera funciona em prioridade de abertura, onde o fotógrafo seleciona a abertura e a fotocélula, situado ao lado do sistema rangefinder, controla a velocidade da exposição. Os indicadores da exposição, divididos em Slow (para situações com pouca luz)  e Over (onde o fotógrafo deve considerar o uso de filtro), são visíveis tanto na tampa superior quanto no viewfinder. Apesar de muito fácil de manusear, este modelo não indica a velocidade do disparo. As velocidades variam de aproximadamente 2s a 1/500 mais B (bulb) e a abertura vai de 1:1.7 a 1:16. O "dial" de iso fica no tampo superior e tem valores de 25 a 1000 e é útil para subexpor ou superexpor, de acordo com o efeito desejado.

A Yashica  Electro possui uma função especial para fotógrafos noturnos de cidade e paisagem. Seu "shutter" eletrônico é programado para ficar aberto, dependendo do equilíbrio entre abertura e iso programados na câmera  durante até 30 segundos, perfeita para longas exposições E o melhor, tudo automático. 

Sua janela do rangefinder é clara o bastante para fotografias externas e razoável para situações com pouca luz. Por se tratar de uma rangefinder, mesmo em situações com muito pouca luz, superfícies com bastante contraste são bem visíveis e auxiliam o processo do foco. A Yashica Electro é uma câmera ágil e de excelente qualidade ótica e de construção robusta, é indicada para fotógrafos de rua que buscam uma opção discreta e confiável.

17 comentários:

  1. Esta câmera ainda se encontra a venda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho uma Electro 35 GSN para vender (flaviusaugusto@gmail.com)

      Excluir
  2. Olá amigo, essa já foi mas temos yashica electro GSN, se tiver interesse entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com

    abração
    Pedro

    ResponderExcluir
  3. Oi pessoal! Já ando por aqui tem um tempo, mas nunca dou sorte de pegar uma rangefinder que me interesse a venda hahaha Nesse meio tempo me surgiu uma dúvida: Há alguma rangefinder que nao utilize baterias/pilhas? Tenho uma certa dificuldade de encontrar as simples CR123A para minha canon eos500 e eos3000... Então nao gostaria de ficar presa por este motivo. Algum modelo que indicariam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nayra, tem um monte de RF que funciona sem baterias mas nenhuma delas consegue fotometrar. Existem as completamente mecanicas, tipo a maioria das leica, todas as canon RF LTM, tipo canon 7, canon P, as nikon S, S2, S3 e afins, as russas zorki 4 e kiev 4AM. E também existem as mecanicas semi automáticas que funcionam sem bateria no modo manual, tipo as canonets, algumas minoltas himatc.
      Na questão da bateria, as melhores RF são as eletro, que podem usar a 4LR44 ou 4 Lr44 juntas. O ruim delas é que sem a bateria elas so funcionam em velocidade fixa.
      Se precisar de mais ajuda escreve no cameradefilme@yahoo.com

      abração

      Pedro

      Excluir
  4. tô procurando uma compacta, pra carregar na bolsa. tenho uma trip 35, mas quero uma de lente melhor.
    pedro, qual tu sugere?
    abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! as melhoras compactas (que a gente pode pagar) na minha opinião são Yashica electro GX, Electro CC, Canonet Ql 17 e 19 g3, konica S3, Canon A35f e Rollei XF35. também tem a olympus RD e DC. As Yashica electro GTN, GSN, minolta Himatic 7, 9 e 11 e a Olympus SP tambem são muito boas, mas um pouco maiores.
      Acho que são essas !

      Excluir
  5. pô, um bocado, hehehe. dessas eu tô ligado em 3, vou pesquisar bem cada uma, comparar e tals!
    valeuuuu!

    ResponderExcluir
  6. Tem esse modelo ou uma gsn pra vender?

    ResponderExcluir
  7. Fala Rafael, consigo GSN revisada a 350 e tenho uma GTN chegando em 25 dias a 400 reais, se tiver interesse escreve no cameradefilme@yahoo.com

    abração
    Pedro

    ResponderExcluir
  8. Esse para-sol dela, vcs tem para vender separadamente??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Nércio, eu não consigo vender o parasol separado, mas acho que voce consegue encontrar andando ali na conselheiro crispiniano!

      Excluir
  9. Olá, estou procurando uma Canon A35f, alguma disponível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Alexandre to sem nada de A35F por agora cara, mas tenho outras rf, se tiver interesse entra em contato pelo cameradefilme@yahoo.com
      abração

      Pedro

      Excluir
  10. Boa Tarde,

    teria uma câmera dessa para venda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho sim, uma completa em excelente estado a 450 reais completa com alça, tampas e bolsa originais, mais 50 reais leva junto flash original dela, tudo impecável. se tiver interesse escreve no cameradefilme@yahoo.com.br

      Excluir
  11. voces ainda tem?? tentei mandar email mas nao deu certo :(

    ResponderExcluir