Search

Content

KIEV 4AM - HELIOS 103 - 53MM 1:1.8










KIEV 4AM 

Segunda Kiev no Fotografe, essa em versão AM (mais moderna e refinada). Para descrição, segue trecho sobre a Kiev e Helios.

Esta rangefinder soviética tem uma história bem interessante, e longa. Ao todo foram 50 anos de produção, de 1936, quando o primeiro modelo Contax foi lançado, à 1986, quando a Kiev abandonou a produção de seus modelos, um incontável exército desses canhões comunistas, entre oficiais e black market versions, ainda fotografa por todos continentes do mundo. Vale lembrar aqui do fuzil soviético AK-47, que segue a mesma ideia de projeto simples e robusto e surge na mesma união soviética do pós guerra.  
Após o término da segunda guerra, a região onde ficavam algumas fábricas Contax em território alemão estava sobre domínio soviético, e apesar de parcialmente destruídas, foram colocadas em funcionamento sob supervisão comunista. Durante este período  poucas câmeras foram realmente vendidas para o grande público, apenas poucas pessoas tinham acesso à produção.
A intenção do governo soviético era garantir a produção de peças com controle de qualidade alemão, para então transferir toda a fabrica Contax, com mão de obra e matéria prima, para a cidade de Kiev, na Ucrânia  Nasce assim a Kiev, a Contax soviética.
O sólido projeto alemão conta com uma extensa base entre as janelas do rangefinder, o que confere bastante precisão ao sistema de medida para foco, velocidade máxima de 1/1000, bastante útil para fotografias em ambientes externos. A objetiva helios 103 - 1:1.8 - 53mm é bastante rápida e tem um projeto mais moderno em relação à clássica Sonnar/Jupiter 8, tendo desempenho próximo a Summicron colapsível ( http://forum.mflenses.com/viewtopic.php?t=53684 ) . O projeto da baioneta segue o mesmo utilizado pela Contax e pela série S Nikon, todas as lentes são intercambiáveis entre si, salvo algumas adaptações em lentes regulares japonesas . 
Como um bom projeto alemão, aperfeiçoado pelos soviéticos, sua operação é um pouco mais complexa, exigindo familiaridade com fotografia manual e equipamentos antigos. Os primeiros rolos processados podem ser traumáticos, esta ucraniana é temperamental. Mas para aqueles que, pacientes, seguem seus estudos, este modelo alemão pode render boas caminhadas pelas ruas da cidade.

6 comentários:

  1. Como está o fotômetro dela? Aliás, ela tem um?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Cauan, a Kiev 4AM não tem fotometro. De qualquer forma o fotometro das Kiev, quando funcionando, não ajudam muito, melhor um fotometro de mão ou outra tabela de exposição.
      Se tiver mais duvida entra em contato pelo

      cameradefilme@yahoo.com

      abração

      Excluir
  2. acabei de conhecer o site e surgiram algumas dúvidas:

    essas câmeras estão a venda?
    ótimo site, excelentes dicas/explicações!
    saudações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Todas as cameras foram a venda e algumas anda estão disponíveis, e outras servem como pesquisa e referencia. Muito grato pelo elogio, a gente esta atras das melhores cameras, e as disponibiliza por aqui.
      Essa kiev esta disponível, assim como todas as cameras que tem preço, se tiver alguma duvida entra em contato no cameradefilme@yahoo.com!
      Abracao

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá, esta kiev já foi vendida sim!

      abs

      Pedro

      Excluir